7 de julho de 2015

Seriado sobre magia, Jonathan Strange & Mr. Norrell

 

Com sete episódios, o seriado Jonathan Strange & Mr. Norrell traz a magia como foco de sua história. A sinopse diz que

“É uma adaptação da obra de Susanna Clarke. A história acompanha as aventuras de dois magos vivendo na Inglaterra durante o período das guerras napoleônicas. Em 1806, o Sr. Norrell, um homem recluso, revela ser um mago poderoso, o que o transforma em uma celebridade. Com isso, ele atrai o interesse de Jonathan Strange, um aprendiz de mago. Ao se tornar o pupilo de Norrell, Jonathan e seu mestre unem forças para defender a Inglaterra na guerra contra a França. O problema é que, aos poucos, Jonathan se sente cada vez mais atraído pelo lado obscuro da magia.”

O interessante é ver algumas questões sobre a magia que vemos em nossos jogos de RPG e que me causam muita inquietação, algo que afetou meu pensamento sobre magia nos jogos de RPG. Em alguns momentos, a magia é feita de forma tranquila, em rituais, já em outros momentos, por necessidade ou tensão da situação, ela é rápida e instintiva. É também muito interessante ver os perigos da magia e como seres mágicos são poderosos.

Quando pensava em como a magia funcionaria em meu jogo levei estas questões em consideração, ainda em 2012. Penso que o usuário de magia pode saber algumas magias, mas pode fazer outras magias ao entrar em Sintonia com as energias místicas, de acordo com a necessidade daquele momento. Uso pontos de magia como combustível e os pontos ainda não usados podem ser aproveitados para magias que o usuário não treinou e/ou são muito específicas para aquela situação.


Gilson

0 comentários: